Transformação digital reduz o impacto da emissão de papel ao meio ambiente

Meio ambiente

Celebrado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente convida as empresas a perseguirem soluções para diminuir a geração e descarte de resíduos na natureza.

Entre essas soluções desenvolvidas está o Certificado Digital, documento de identidade no meio eletrônico, torna possível a migração de processos físicos para o ambiente virtual sem a necessidade da emissão de notas eletrônicas e outros documentos em papel.

Nota Fiscal Eletrônica

Criada em 2006, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos maiores casos de sucesso no uso do certificado digital. A tecnologia tem valor jurídico e garante a veracidade e segurança dos dados transmitidos.

Os números

Para cada sulfite ou A4 que deixa de ser utilizado, por meio da substituição de um documento impresso por um digital, são economizados 10 litros de água, que seriam necessários para a produção da folha, conforme dados do Water Footprint Network (WFN).

Voltando a questão das notas fiscais, segundo informações do site da nfe.fazenda, desde a sua implementação, foram emitidos 19,6 bilhões de documentos digitais, o que representa a economia de 78,4 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa, em média, tinha quatro vias.

Na ponta do lápis

Esse volume, multiplicado pelos 10 litros por folha calculados pelo WFN, significa uma economia de 196 bilhões de litros, ou 196 milhões de metros cúbicos de água.

Certificado Digital em outros processos

De acordo com a legislação brasileira vigente, o Certificado Digital também pode ser usado para assinatura de documentos.

Toda vez que usamos o certificado digital ele gera uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita.  Isto é: contratos, procurações, petições, entre outros documentos, pode ser formalizados sem o uso de papel e caneta convencionais.  Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, esta tecnologia proporciona as empresas eficiência operacional e principalmente redução de custos.

Marcado com as tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *